fbpx

Saiba como funcionam os cofres de senha que existem, sua segurança e confiabilidade

Os gerenciadores de senha são como cofres, mas virtuais, neles é possível armazenar credenciais de acesso, apps de banco, serviços de e-mail e muito mais. A ideia é que a pessoa não precise memorizar suas senhas, deixando por conta do software.

Uma invasão recente ao LastPass, um dos gerenciadores mais famosos do mercado, levantou dúvidas sobre a segurança dessas ferramentas. Segundo a imprensa, a empresa informou que detectou uma atividade diferente no serviço de armazenamento de nuvem que utiliza, mas garantiu que as senhas dos clientes permanecem seguras.

Gerenciadores de senhas são seguros?

Sim. A maioria dos gerenciadores de senhas protegem os códigos com o padrão de criptografia avançada (AES ou “Advanced Encryption Standards”, em inglês. O sistema é tão seguro que foi o primeiro algoritmo de criptografia aprovado pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) aberto ao público geral.

Perigos e cuidados no uso de gerenciadores de senhas

O maior risco no uso dos gerenciadores de senha, alerta o especialista, é escolher uma senha fraca para proteger o seu cofre virtual.

Por isso, o especialista informa a importância de criar uma senha de acesso única, complexa e alterada com frequência. Além de ativar a autenticação em dois fatores, caso o recurso seja oferecido pelo gerenciador de senhas.

Por fim, vale pesquisar a opinião de usuários do serviço escolhido para garantir que o software supra suas necessidades. Você pode conferir a reputação da empresa no Reclame Aqui ou as avaliações do aplicativo Google Play e App Store, por exemplo.

Fonte: Techtudo

Adicionar comentário