fbpx

Segurança de dados para provedores de internet

Segurança de dados para provedores de internet

O mundo digital está se tornando uma preocupação no mundo todo, por conta da segurança no meio digital, foi um alerta do Fórum Econômico Mundial. O cibercrime está em alta, podendo gerar uma perda financeira se atingir alguma empresa.

Esse tipo de crime pode gerar problemas na justiça, mas também com a lei geral de proteção de dados (LGPD), pode gerar problemas de imagem que podem ocasionar na perda de clientes, além de danos a ativos da empresa, entre outros.

Dados Brasil

As redes de provedores de internet (ISPs) estão inclusas nesses números. Confira!

Primeiro trimestre de 2021 = 3,2 bilhões de tentativas de ataques, o dobro comparado ao ano anterior;

É de extrema importância os cidadãos comuns tomarem cuidado com a segurança, tendo atenção ao acessar determinados links ou fazer downloads.

Fique atento a essas questões!

Os cibercriminosos usam temas em alta, para realizar os ataques. Não abra qualquer link por e-mail, WhatsApp ou SMS, além disso, não passe seus dados se não tiver certeza que está seguro. Esteja sempre ligado!

Siga essas dicas:

Senhas seguras   

Atualizações

Backup

Quando for criar as senhas tente ser criativo e colocar no nível “forte”, além de alterar periodicamente. Já as atualizações, sempre faça quando aparecer disponível em seu dispositivo. O backup é de extrema importância, por precaução de suas informações.

“Em janeiro de 2021 foi revelado um dos maiores ataques virtuais dos últimos anos: o mega vazamento de dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo de pessoas mortas). Entre os dados vazados, havia CPF, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda, fotos, entre outros. Com isso em mãos, criminosos virtuais podem abrir contas em bancos e aplicar diversos tipos de golpes.”

Principais ataques cibernéticos atualmente:

1. Backdoor;

2. Phishing;

3. Spoofing;

4. Manipulação de URL;

5. Ataque DoS (Denial Of Service).



Fonte: TecMundo