fbpx

Os golpes pelo celular estão cada vez mais frequentes, por SMS e apps mensageiros, mas também em WhatsApp, onde são os principais canais usados por cibercriminosos.

Os links são criados com a intenção de burlar tecnologias anti-spam para fazer vítimas em todo país. Geralmente com mensagens em tons apelativos, promoções falsas e ofertas de emprego, essas são as mais comuns.

O que é “Smishing” e como funciona?

A expressão “smishing” é a combinação de “SMS” (Short Message Service) e “phishing”, e dá nome aos golpes aplicados pelo celular por cibercriminosos. Nas mensagens, eles fingem ser empresas, órgãos governamentais e até instituições, com uma tentativa os usuários possam confiar no conteúdo enviado.

Na mensagem, induzem o usuário a abrir um link malicioso e assim, será direcionado a uma página falsa. Nessa página que não é verdadeira, solicita dados pessoas para roubarem os dados.

Na maioria das vezes, os golpes usam como isca propostas imperdíveis. Quando o cibercriminoso consegue as informações, eles tem acesso e utilizam o cartão de crédito do usuário, invadem contas e até mesmo vendem dados para outros hackers.

Como identificar se recebeu uma mensagem que é golpe?

Nos dias atuais, há vários tipos de fraude, um dos maiores é o “golpe do pix” e oferta de emprego. Uma dica é sempre desconfiar de mensagem enviada por desconhecido ou número fixo.

Umas coisas que os criminosos costumam fazer é reduzir o link malicioso, isso serve para esconder o teor da página. Mas também, o uso de verificadores de URL pode ser uma solução para detectar esses sites, como o do PSafe (https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/).

Vale lembrar que é bom evitar repassar dados pessoais sem saber a procedência da mensagem, cheque as páginas e redes oficiais das organizações para averiguar o conteúdo.

Outra forma de descobrir tentativas de fraude é estar atento ao conteúdo das mensagens, eles sofrem alterações que passam despercebidas. Por exemplo, para burlar tecnologias Anti-Spam, criminosos costumam trocar a letra “O” por 0 (zero), ou substituir o espaço entre as palavras por outros caracteres, como underline (_) ou asterisco (*).

Como posso evitar que apareça a mensagem novamente?
Deve bloquear o número e denunciar mensagens de remetentes desconhecidos e/ou com conteúdo de spam. Instalar um antivírus e colocar verificação em duas etapas nos aplicativos, para evitar o recebimento desse tipo de golpe no smartphone.

Fonte: TechTudo

Adicionar comentário