fbpx

Brasil é um dos maiores alvos de ataques cibernéticos

No início deste ano, aconteceu um mega vazamento de dados. Logo no fim do ano, houve um apagão nas principais redes sociais da atualidade, o Facebook, WhatsApp e Instagram, além disso, ocorreu um sequestro de dados de prefeituras de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso e ataque hackers nos Tribunais de Justiça do Rio, Amazonas e Rio Grande do Sul.

No mês de dezembro, foi a vez do SUS (Sistema Único de Saúde) e a Escola Virtual, um ambiente de cursos à distância sofrerem com os ataques.

Aumento de invasões

Segundo Avast, empresa de segurança digital, no mundo todo houve um aumento de mais de 30% de invasão de servidores, onde criminosos pedem dinheiro e sequestram seus dados.

No Brasil, uma comparação do ano passado com o ano de 2021, ocorreu um aumento de cerca de 90%.

Ataques a órgãos governamentais

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou neste mês de dezembro uma nota comentando sobre ataques hackers contra órgãos do governo.

“O incidente aconteceu contra os órgãos em ambiente de nuvem. O governo está atuando de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida que o tratamento ocorre”, declarou em nota.

O GSI relatou que as equipes estão sendo orientadas para preservar as evidências e o problema ser solucionado efetivamente.

O ano de 2021 foi o ano de ataques cibernéticos, eles foram muito frequentes e tiveram êxito. Ocorreu vazamento de informações sigilosas, sequestro de dados, invasões de sistemas e muito dinheiro que foi perdido.

Fonte: CNN Brasil