fbpx

Não só no Rio de Janeiro, mas em todo Brasil, diversos provedores de internet estão com instabilidade no acesso à internet causada por ataques cibernéticos chamados de DDoS, que significa Ataque de Negação de Serviço.

Esse tipo de ciberataque não rouba os dados e nem os apaga. A função desse tipo de ataque é prejudicar o funcionamento da internet e passar uma falsa imagem aos consumidores finais de que o serviço realizado na região é ruim. Sendo assim, reduz a velocidade da internet ou deixa a internet totalmente fora do ar.
E assim, há aumento de reclamações, que seriam a partir de oscilações provocadas pelos ataques.

A Alternativa pensando em seus clientes preserva a sua segurança para amenizar esses tipos de ataques. Confira algumas das ações estratégicas que nossa empresa pratica contra esses ataques cibernéticos:

– Proteção em plataforma contra o ataque para mitigar (reduzir) o efeito colateral na rede da internet. Evitando a falha nas conexões e o acesso lento;

–  Fornece treinamentos periódicos para os colaboradores;

– Divulga a cultura de gestão de riscos e continuidade dos negócios.

Em grande parte, há dúvidas da origem dos ataques cibernéticos, o DDoS é aquele que deixa menos evidências forenses, ou seja: não há impressão digital, foto, vídeo, que aponte para a autoria. Os registros (logs) dos sistemas atacados não apontarão diretamente para o autor dos ataques e sim para endereços IP de outras vítimas, donos de computadores vulneráveis que foram explorados para gerar o ataque.

Esse tipo de ataque é considerado um crime. Além das ofensas ao regimento da economia, desde 2012 a Lei nº 12.737 (conhecida como Lei Carolina Dieckman) tipifica que a “Interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico, informático, telemático ou de informação de utilidade pública” é prevista a pena de detenção de um a três anos e multa. A lei deixa claro ataque DDoS é crime.

Para ter dimensão sobre os ataques, é possível checar no mundo todo, onde acontece o ataque DDoS em tempo real: https://cybermap.kaspersky.com/pt

A Alternativa com parceria a grandes empresas de proteção, vem buscando e aperfeiçoando cada vez mais para impedir que esses ataques surtam efeito negativo.

Fonte: Associação de empresas e profissionais da informação/Tecnoblog/IG/Cybermap

Adicionar comentário